11 de dezembro de 2011

Principais produtos agrícolas do Brasil

CAFÉ

Originário do norte da África e introduzido no Brasil em 1727, na Amazônia, onde seu cultivo não foi satisfatório, diferentemente do que ocorreu no Sudeste no início do século XIX, sendo que no final do mesmo século já representava 60% das exportações no Brasil. Atualmente o Brasil é o maior produtor e exportador do produto, apesar de ter diminuído a importância desse produto nas exportações.

SOJA

Expandiu-se nas áreas de cerrado do Brasil central. Nos últimos anos o Brasil tornou-se o maior exportador de soja, ultrapassando os Estados Unidos. Os principais produtores são: Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás e Mato Grosso do Sul.

CANA-DE-AÇÚCAR

Cultivo de origem asiática foi introduzido no país no século XVI pelos portugueses. A Zona da Mata nordestina foi a maior produtora durante séculos devido ao solo massapé e a menor distância em relação ao mercado europeu. Os maiores produtores são: São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Alagoas, Goiás e Pernambuco.

LARANJA









A citricultura expandiu-se no Brasil na década de 90, devido ao aumento das exportações de suco de laranja. São Paulo é o maior produtor do cultivo. O grande aumento nas exportações deu-se principalmente as crises periódicas da citricultura norte-americana.

ARROZ













Originário da Ásia, é um produto básico na alimentação dos brasileiros. Possui duas variedades principais: o de várzea, cultivado nos vales fluviais; e o de sequeiro, que depende da estação das chuvas.


TRIGO









Cereal típico do clima temperado. O Brasil tradicionalmente importa o produto da Argentina, dos Estados Unidos e Canadá. O cultivo desse produto no Brasil cresceu a partir de 1980, graças ao incentivo governamental. Os principais produtores são Paraná e Rio Grande do Sul.

ALGODÃO









Destinado às industrias têxteis e de alimentos. Predominam dois tipos de algodão no Brasil: o arbóreo ou de fibra, predominante no Nordeste, e o herbáceo ou de caroço, o mais importante em termos de produção, predominante no Centro Sul.

FEIJÃO










Assim como o arroz, o feijão também é um produto básico na alimentação dos brasileiros. É produzido geralmente em pequenas propriedades com técnicas agrícolas tradicionais. Na produção nacional destacam-se o Paraná, Minas Gerais, Bahia, São Paulo, Goiás e Ceará.

UVA










Empregada geralmente na fabricação do vinho, os maiores produtores são os Estados do Rio Grande do Sul, São Paulo e Pernambuco.

FUMO









O tabaco geralmente é destinado às indústrias de cigarro. Os principais produtores são Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

CACAU









Originário da Amazônia, desenvolveu-se no sul da Bahia devido ao cultivo sombreado, produz cerca de 70% do total nacional. É útil na fabricação de chocolate, licores e cosméticos.


IMAGENS: Google

14 comentários:

  1. obrigada ajudou bastante!

    ResponderExcluir
  2. Obg,Me Ajudou Muiiiiito no meu Trabalho ;D

    ResponderExcluir
  3. Realmente o Blog ta muito bom, me ajudou bastante no meu trabalho de geografia :D Brigadão.

    ResponderExcluir
  4. Ajudou no trabalho de Geografia Obrigadooo

    ResponderExcluir
  5. Obrigada me ajudou muito

    ResponderExcluir
  6. esse blog e bem legal

    ResponderExcluir
  7. Vlw me ajudou muito!

    ResponderExcluir
  8. valeu ajudou muito no trabalho de geografia

    ResponderExcluir
  9. adorei este site vou vir aqui outras vezes

    ResponderExcluir
  10. trabalho de geografia,ajuda muito!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...