28 de outubro de 2012

Velho Mundo, Novo Mundo e Novíssimo Mundo




Regionalização é a divisão de um espaço ou território em áreas menores, com características comuns, com base em critérios naturais, sociais, históricos econômicos ou políticos. A partir dela podemos estudar mais especificamente determinada parte do espaço geográfico que pretendemos conhecer.

            A regionalização que divide o mundo em 3 grandes porções: Velho Mundo, Novo Mundo e Novíssimo Mundo foi fundamentada numa visão eurocêntrica (considera a Europa como o centro do mundo, dando-lhe sentido de superioridade), na qual considera o critério histórico, tomando como base os continentes já conhecidos pelos europeus no período das grandes descobertas.

Assim temos:

VELHO MUNDO: Formado por Ásia, Europa e África e tem cerca de 85.000.000 km², que corresponde a 57% do total das terras emersas. Trata-se da maior porção sólida do continente.  Região do mundo que os europeus já conheciam até por volta do século XV. Foi no Velho Mundo que surgiram as mais antigas civilizações de que se tem conhecimento: sociedades comoa fenícia, suméria, a assíria e a egípcia.

NOVO MUNDO: Composto da América do Norte, América Central e América do Sul, com uma área de aproximadamente 42.000.000 km², corresponde a mais ou menos 28% da parte sólida da Terra.  Termo criado pelos europeus para designar as terras conhecidas por eles a partir do final do século XV.

NOVÍSSIMO MUNDO ou OCEANIA: Constituído pela Austrália e uma série de ilhas ao seu redor, tem aproximadamente 7.700.000 km², abrangendo menos de 6% do total das terras do mundo. Esse continente passou a ser conhecido apenas no século XVIII, a partir da colonização da Austrália e outras ilhas próximas.

            A classificação em Velho Mundo, Novo Mundo e Novíssimo Mundo sustentou a dominação europeia sobre os demais continentes. Essa regionalização desmerecia todas as outras civilizações que já viviam havia milênios nos outros continentes, como se elas não tivessem história antes da chegada dos europeus.

E a Antártica?   
      
A Antártica não faz parte dessa regionalização, pois só foi conhecida em 1820, por uma expedição russa, além disso não é habitada por nenhum povo.

15 comentários:

  1. E os estados do Brasil?

    ResponderExcluir
  2. gostei muito.descobrir que muitas coisas interessantes,como foi formado a Ásia europa e até a África valeu galera...isso me ajudou isso também na escola.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é muito interesante ne? eu tbm adoreii

      Excluir
  3. >>muitobom,me ajudou em um trabalho da escola<<
    ´´vlw´´

    ResponderExcluir
  4. >>,,muito bom, me ajudou em uma trabalho da escola,,<<
    ´´vlw´´

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. esse site é bom !!
    pena q fala tão pouca coisa !!!

    ResponderExcluir
  7. gostei muito desse saite ,compartilhem

    ResponderExcluir
  8. mt bom mesmo!obrg ajudou no meu trabalho de escola e elem disso aprendi bem +

    ResponderExcluir
  9. pq a merica faz parte do novo mundo????
    muitoi obrigadaaa...salvou o meu dia...me ajudou muito no meu trabalho..

    ResponderExcluir
  10. valeu fabio me ajudo pacas

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...